Urologia é uma especialidade da medicina que trata do trato urinário de homens e de mulheres e do sistema reprodutor dos homens, embora muitos pensem que o médico urologista cuida apenas dos problemas masculinos. Então, ele trata do sistema reprodutivo masculino, assim como médico ginecologista trata do sistema reprodutivo feminino.
Os órgãos estudados pelos urologistas incluem os rins, ureteres, bexiga urinária, uretra e os órgãos do sistema reprodutor masculino (testículos, epidídimos, ducto deferente, vesículas seminais, próstata e pênis).

As principais doenças urológicas são tumores (benignos e cancerosos) , infecção do trato urinário, urolitíase (formação de cálculos ou pedras), estenose (estreitamento do tracto urinário), malformações rim e do tracto urinário, problemas da próstata (cancro, hiperplasia e prostatite), a disfunção eréctil (impotência chamado anteriormente), a infertilidade e outros problemas genitais masculinos (incurbación pénis, hidrocele, varicocelo) e certos problemas de solo pélvica feminina (cistocele).

Quais são as doenças que o urologista cuida?
São inúmeras as doenças tratadas pelos urologistas, tanto as que afetam os homens, quanto as mulheres. Elas podem ser divididas em três grandes grupos: doenças que afetam só os homens; as que atingem só as mulheres e as que podem acometer os dois:

Alguns problemas masculinos:
* Ejaculação rápida e ejaculação retardada
* Falta de potência sexual
* Fimose
* Freio balanoprepucial curto
* Vasectomia e reversão
* Candidíase peniana
* Curvatura peniana
* Dor testicular
* Sangue no esperma
* Dificuldade de urinar
* Câncer de próstata

Alguns problemas femininos:
* Incontinência urinárias aos esforços
* Obstrução ao fluxo urinário
* Cisitites

Alguns problemas que podem afetar ambos os sexos:
* Cálculo renal
* Cólica renal
* Câncer de bexiga
* Câncer de rim
* Bexiga hiperativa
* Enurese noturna

O ozônio desempenha uma importante função no organismo, combatendo a fonte das patologias e também estimulando naturalmente as defesas do corpo, devolvendo a qualidade de vida dos pacientes.

O Ozônio Medicinal é um recurso amplamente estudado, com eficácia reconhecida contra mais de 200 patologias diferentes.

Entre suas diversas funções médicas, o gás destaca-se como um poderoso agente terapêutico no tratamento de doenças que são mediadas por espécies de radicais livres de oxigênio.

Quando tratamos sobre as doenças urológicas, seu mecanismo fisiopatológico mais recorrente é a isquemia e reperfusão, que consiste no dano que atinge os tecidos com a restauração do fluxo sanguíneo.

Entre as doenças em que esse tipo de atividade se encontra, podemos mencionar:

* Torção testicular;
* Isquemia renal;
* Condições ligadas à disfunção erétil;
* Síndromes de dor crônica;
* Cistite.
A ozonioterapia na urologia é capaz de estimular os sistemas endógenos de defesa antioxidante e, dessa maneira, garantir que os pacientes estejam preparados para combater as lesões causadas pela isquemia e reperfusão.

De maneira simples, natural e totalmente segura, o ozônio é capaz de fornecer uma ferramenta efetiva para preservar os órgãos e reverter os seus quadros de isquemia e reperfusão.

Além de aumentar a energia das células, o Ozônio Medicinal estimula a atividade antiplaquetária e melhora significativamente o sistema de defesa antioxidante, não só tratando a condição dos pacientes, mas também restabelecendo sua saúde como um todo.